Let 's Learn from one another!

Let 's Learn from one another!

O projeto "Let's learn from one another! " foi implementado por seis escolas de diferentes países - Finlândia, Hungria, Lituânia, Turquia, Portugal e Grécia. Todos os parceiros são escolas públicas.

O projeto está relacionado com Ciências Naturais, Matemática, Tecnologia e Engenharia. O principal objetivo foi melhorar o desempenho dos alunos e dos professores envolvidos, direta ou indiretamente, neste projeto em vários domínios, fomentar o interesse e a curiosidade dos alunos pelo currículo, para que o compreendam e o possam utilizar no futuro.

Ao envolver os alunos no processo de criação de materiais didáticos, espera-se que eles criem materiais compreensíveis, de alta qualidade e inovadores que tirem partido das novas tecnologias e apareçam em plataformas não tradicionais.

De um modo geral, o projeto foi uma experiência extremamente estimulante e de desenvolvimento para os alunos, que lhes permitiu questionar atitudes e perceção do mundo, desenvolver o pensamento analítico e as competências de pesquisa, análise e uso da informação, trabalhar em equipa e individualmente, ganhar mais autoconfiança para se tornarem membros mais ativos e conscientes das suas comunidades locais e nações. Os professores foram orientadores dos alunos em vez de lhes fornecermos apenas informação processada. O projeto desenvolveu-se ao longo de dois anos e meio, incluindo a realização de seis encontros LTT “Learning, Teaching Training”. Quatro estudantes e dois professores de cada país prepararam e participaram nestes encontros, avaliaram e divulgaram os materiais de aprendizagem, partilhando-os com a comunidade escolar e com o maior número possível de alunos e colegas que não estiveram diretamente envolvidos no projeto.

Escolhemos temas muito abrangentes para as reuniões do projeto: água, ar, florestas, plantas e mar. Estes grandes temas foram abordados a partir de diferentes aspetos das ciências naturais, com o objetivo de fazer com que os alunos compreendessem que, embora os fenómenos naturais sejam estudados em diferentes disciplinas na escola, constituem um princípio único na realidade. A atenção dos alunos foi orientada para a unidade, a beleza e a lógica da natureza que nos rodeia e que determina fundamentalmente a nossa existência. Além disso, ao trabalhar em conjunto com os representantes de diferentes países, permitiu sensibilizar para a importância primordial do ensino das ciências naturais no século XXI: a importância da natureza e a sua proteção, para além do papel que a ciência desempenha na carreira profissional dos alunos do Ensino secundário.  Foram criados os seguintes produtos: livros-guia e fichas de trabalho virtuais e impressos, apresentações que incluem pesquisas interessantes e instigantes sobre os diferentes princípios dos tópicos e explicações detalhadas e claras sobre o que podemos ver, porque o podemos ver e como explicar o que vemos e qual o seu significado prático primordial para as nossas vidas. Para isso, foram desenvolvidos diferentes tipos de atividades, como workshops, trabalhos de grupo, concursos, exposições, em colaboração com outras instituições, como outras escolas das nossas localidades, centros culturais, museus, centros de investigação, empresas e universidades. As atividades visaram não só a criação de produtos, mas sobretudo a formação de atitudes de liderança, o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa e a capacidade de lidar com novas situações e de cooperar com pessoas de diferentes origens. As metodologias que utilizamos foram as seguintes: abordagem de aprendizagem baseada na investigação, pergunta-resposta, discussão, brainstorming, e o envolvimento ativo dos alunos nas atividades. O projeto foi centrado nos alunos, tanto em termos de objetivos como do envolvimento dos alunos em quase todas as atividades do projeto, em todas as fases - desde a preparação até à avaliação e divulgação dos seus resultados.

Em suma, cada escola usou a experiência adquirida, modificando os currículos e construindo os materiais de aprendizagem, as atividades, os novos conceitos e práticas metodológicas, os novos contactos e formas de cooperação com as instituições externas. Acreditamos firmemente que, com a ajuda deste projeto, cada instituição participante foi capaz de implementar o desenvolvimento do ensino das ciências naturais. Isto permitiu aumentar a popularidade, a eficiência e a eficácia das disciplinas científicas, contribuindo assim para a preparação dos nossos alunos para uma carreira de sucesso e uma vida equilibrada, vivida sob os valores europeus comuns.

Ver também as nossas páginas  eTwinning-pages e official webpages.


Mais info

 

Image