Erasmus+

Achieve+ " Around Cultural Heritage Investigate European Values with Erasmus+" 2018-1-PT01-KA229-047257 (01.09.2018-31.08.2021)

O Agrupamento de Escolas de Idães de escolas investiu na diferenciação pedagógica e na internacionalização da escola.

O ACHIEVE+ Project engloba uma parceria de seis países europeus (Portugal, Grécia, Roménia, Itália, República Checa e Bulgária), tendo sido o Agrupamento de Idães o responsável pela elaboração do mesmo, da qual resultou um honroso segundo lugar a nível nacional, aquando da aprovação da candidatura. Consequentemente, o Agrupamento de Idães lidera a coordenação de todas as atividades organizadas para os alunos e para a formação de professores, no âmbito deste projeto.  Também desenvolve a nível internacional o projeto nacional "Currículo Flexível", cujo tema principal é "O Estilo Românico".

Este projeto, é  dinamizado no âmbito do Património Cultural, visa partilhar experiências, promover e valorizar os benefícios que a Europa oferece através do referido programa, promover o desenvolvimento de competências no âmbito das relações interpessoais e multiculturais, nomeadamente através do trabalho colaborativo europeu,  motivar os alunos para a aprendizagem, criando dinâmicas que se reflitam numa alteração positiva de práticas, motivadoras e enriquecedoras para todos os envolvidos, bem como contribuir para o quadro estratégico da EU em matéria de educação e formação EF2020 que vão ao encontro do preconizado no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Tem como parcerias de colaboração: Rota do Românico, Câmara Municipal de Felgueiras; Junta de Freguesia de Idães; CIM TS Oficinas de Teatro/ e com a Simbiose; Associação de Estudantes (AE Idães); Associação de Estudantes (AE Idães).

Associado a este projeto está um projeto eTwinning com o mesmo nome.

Site do Projeto http://twinspace.etwinning.net/74790

PRODUTOS FINIAS DO PROJETO: 

BROCHURA ACHIEVE+

https://drive.google.com/file/d/18CIpT1E-1Sdd1bENIK9J2WHGJAJ9vpdp/view?usp=sharing

GLOSSÁRIO ARQUITETÓNICO

https://www.calameo.com/read/006155828e7f86757ada3?authid=vubhxFcLrPsY


DICIONÁRIO MULTILINGUE

https://www.calameo.com/read/006155828b1626c91eab8?authid=6M2Oq0MJXUiE

EDUCATIONAL MATERIALS

https://www.calameo.com/books/0061558289f35370e5172?authid=0nSsywBXwxXo

JORNAL CULTURAL (DNA Enciclopédia, Livro de Receitas, Livro de Lendas Tradicionais, Registo das atividades pedagógicas e culturais realizadas nas mobilidades).

https://drive.google.com/file/d/1Kef4TrlbvxbUDSij5bxs_OLG7lkHW65f/view?usp=sharing

SCRATCH GAME "Diversidade Arquitetónica Europeia"

Click to play the Game: https://scratch.mit.edu/projects/440554837

 

Projeto Erasmus ART & IT

Vamos todos ajudar a encontrar o melhor logótipo?

Votem aqui: https://forms.gle/56V5y5QGTKnztAgP9

 O contributo de todos é importante!

 

Improve Teaching and Achieve Results Through Inclusion (ART&IT)

Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas de Idães abraça a participação e o envolvimento num Projeto Erasmus+ - “Improve Teaching and Achieve Results Through Inclusion (ART&IT)”.

Este projeto, que acaba de se iniciar, será desenvolvido ao longo dos próximos 24 meses (até fevereiro de 2023), contando com a participação de alunos e professores da Roménia (país coordenador), Portugal, Espanha, Turquia e Lituânia. O grande objetivo do projeto passa pela partilha de boas práticas educativas, no que à educação inclusiva diz respeito, envolvendo as áreas da Arte e das tecnologias; simultaneamente, o projeto pretende ser, também, uma forma de contribuir para a redução do abandono escolar, nomeadamente nas escolas envolvidas.

Este grande enfoque que será dado à educação inclusiva implicará trabalhar diversas áreas: multiculturalismo, bullying, necessidades educativas especiais / dificuldades de aprendizagem, dificuldades económicas / baixos rendimentos familiares…

Pretende-se neste projeto, além dos órgãos diretivos das várias escolas, envolver professores de diversas áreas curriculares, cerca de meio milhar de alunos entre os 10 e os 16 anos (no conjunto dos países), bem como os respetivos pais e encarregados de educação.

Os grandes objetivos deste projeto são:

  1. Despertar o interesse e o envolvimento dos alunos em atividades de aprendizagem envolvendo as artes e as tecnologias, bem como o desenvolvimento de atividades correspondentes a tópicos inspirados na leitura de um livro em cada um dos quatro semestres do projeto.
  2. Criar um ambiente inclusivo e de apoio nas turmas envolvidas, abraçando diferenças sociais, financeiras, de saúde, religiosas, étnicas e de aprendizagem.
  3. Diminuir o absentismo escolar em cerca de 10% no final do primeiro ano e em mais 10% no final do segundo ano do projeto.
  4. Apoiar e aprimorar o desenvolvimento profissional de cerca de quatro dezenas de professores na área das novas tecnologias da comunicação; desta forma se promoverá igualmente a comunicação e o intercâmbio de boas práticas educativas a nível europeu.

Como resultados do mesmo, ao fim dos dois anos, pretende-se ter conseguido alcançar abordagens inovadoras para o ensino, o desenvolvimento de competências criativas a nível das artes e das TIC, o intercâmbio colaborativo de boas práticas através da flexibilidade de todos os envolvidos nas atividades, a obtenção de valor acrescentado europeu, o aumento do nível de participação e motivação dos alunos para prevenir o abandono escolar e o absentismo, a cooperação entre as escolas envolvidas e instituições locais, o desenvolvimento da autoconfiança e dos valores sociais / cívicos, o aumento da consciencialização das comunidades educativas para a multiculturalidade e para a aceitação das diferenças e ainda a promoção das escolas envolvidas a nível local, nacional e europeu.

 

CARE+ (Charity Achieves Results with Eramus+

O Agrupamento de Escolas de Idães está a desenvolver um projeto Erasmus+ denominado CARE+ (Charity Achieves Results with Erasmus+) a decorrer até 09/2021.

Este projeto, dinamizado no âmbito do voluntariado, tem como país coordenador a Estónia e, como parceiros, Portugal, Itália, Turquia, Bulgária e Grécia. 

Mais informação no link indicado: https://twinspace.etwinning.net/82035/home

 

Reading for Life

O Agrupamento de Escolas de Idães está a desenvolver um projeto Erasmus+, denominado Reading for Life a decorrer até 09/2021.

Este projeto, dinamizado no âmbito da promoção da leitura, tem como país coordenador a Roménia e, como parceiros, Portugal, Eslovénia, Espanha e Noruega.

Mais informação no link indicado: https://twinspace.etwinning.net/74373/home

 

Image