Ana Humenna seguiu a área da engenharia, mas viver “longe dos pais tem sido um desafio”
Foi uma das melhores alunas da Escola Secundária de Idães (19,4 valores) e, atualmente, é uma das caloiras da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Ana Humenna, “sempre quis” estar numa área relacionada com a Matemática e a Física, áreas que lhe interessam “desde pequena”.
A união entre a engenharia e a gestão é o que mais “fascina” a jovem de 18 anos, natural de Felgueiras, que no ensino secundário seguiu a área das Ciências e Tecnologias.
A vida universitária começou recentemente e esta nova fase da vida de Ana Humenna tem sido “um pouco complicada. As aulas já têm sido um pouco puxadas, depois viver ‘longe’ dos pais, também, tem sido um desafio”, garante.
Profissionalmente, a jovem universitária imagina-se a “criar novos projetos, a resolver problemas, a gerir uma indústria ou algo semelhante”, revela a jovem que “desde a escola primária” tem “excelentes resultados“.
A rotina de Ana Humenna dividia-se entre os estudos e as atividades extracurriculares – piano e natação – que considera importantes para o equilíbrio entre a escola e vida social. “As atividades extracurriculares só ajudam, tanto na gestão do tempo, como na organização. É sempre um bom tempo para aliviar a cabeça depois de um bom estudo”.
Ainda no início da vida universitária, mas cada vez mais perto da vida profissional, a felgueirense acha que a geração “não está preparada” para o mercado de trabalho atual. “A maioria dos jovens não tem bem a noção do que é o mundo do trabalho, como ele funciona, talvez porque também não nos é muito falado sobre isso“.
Ana Humenna termina com uma mensagem aos jovens que vão iniciar o ensino secundário e que já perspetivam o mundo universitário.“Há tempo para tudo, para estudar ir às festas com os amigos, o mais importante é encontrar um equilíbrio e não se deixar levar por más influências”, conclui a jovem.
Fonte: https://averdade.com