Erasmus+ em Split, Croácia: uma experiência “happy”!
The Psychology of Positive Teaching: Happy Teachers Make Great Students foi o tema que levou um grupo de 7 professores do Agrupamento Escolas de IDÃES a embarcar numa incrível Mobilidade de Grupo Erasmus+ que decorreu entre os dias 17 e 21 de fevereiro, em Split, Croácia no âmbito da acreditação Erasmus do Agrupamento.
A decorrer no MAKSIMA TRAINING CENTRE – Erasmus+ Courses Croatia, o curso de formação levou os professores a participarem em workshops centrados no bem-estar psicofísico dos principais intervenientes no processo ensino-aprendizagem, os alunos e professores, dando assim primazia à concentração na positividade das situações e eliminar os fatores negativos geradores de instabilidade.
Termos como mindfulness, meditação e yoga contribuíram efusivamente para que se saísse dotado de competências e estratégias necessárias para criar um ambiente saudável (agradável e seguro) na sala de aula, combatendo os momentos de ansiedade e os sentimentos de stress que assolam as mentes jovens e sensíveis dos nossos alunos.
Um outro ponto passou pela forma de saber gerir a sala de aula de forma eficaz, tratando conceitos como saber fazer da respiração o chamado ponto focal, técnicas de apurar os sentidos e recorrer à teoria dos 4 Cs, elementos fundamentais para a construção de um espaço de aprendizagem organizado e sem stress, usufruindo assim de uma sala de aula feliz. Um conjunto de estratégias que visam, acima de tudo, desenvolver o pensamento crítico dos alunos, umas das competências essenciais para a vida.
Numa componente mais prática, aos professores foram apresentadas as ferramentas digitais como o Magic Schols, Gamma, entre outras, permitindo que se aprendesse a criar uma ampla variedade de materiais visuais e apresentações, aplicações úteis para educadores e alunos na criação de recursos visuais atrativos para apresentações de aula, projetos de pesquisa, trabalhos escolares, material de estudo e até mesmo para promover eventos educacionais. Estas ferramentas oferecem uma abordagem visualmente dinâmica e não linear para compartilhar informações.
Para além da formação, os professores puderam partilhar experiências e fortalecer laços com colegas da Polónia, Roménia, França, Espanha, Alemanha, Moldávia e Portugal, tornando esta mobilidade ainda mais especial.
Do programa social fez parte uma visão geral do sistema educacional croata, bem como um mergulho na história e cultura da região da Dalmácia, visitando o centro histórico de Split, a cidade histórica de Torgir, um passeio pelo sublime National Park Krka e uma visita ao fantástico castelo Klis Fortress (cenário da série Guerra dos Tronos), motivos que classificam esta Mobilidade Educacional e Cultural como uma experiência única.



