Informações | Exames 2020/2021

Informações | Exames 2020/2021

O processo de inscrição para a realização de provas e exames, no no letivo 2020/2021, efetua-se através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas de Exame (PIEPE)

 

Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames PIEPE

A Norma 01/JNE/2021 contém as instruções a observar no presente ano letivo relativamente ao processo de inscrição, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) para a realização de:

  • Exames finais nacionais do ensino secundário;
  • Provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário;
  • Provas a nível de escola do ensino secundário.

 Todas as informações podem ser consultadas na Norma 01/JNE/2021

Nota: As inscrições para as provas e exames do ensino secundário, seja qual for o fim a que se destinem (aprovação em disciplina, prova de ingresso ou melhoria de classificação cujo resultado releva apenas como prova de ingresso), realizam-se nos seguintes prazos:

Prazo de Inscrição para a 1.ª fase: 24 de março a 15 de abril

Prazos de Inscrição para a 2.ª fase: 26 a 27 de julho

 

Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo

O Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário constitui um instrumento de referência para a programação e atuação dos estabelecimentos de ensino e para informação completa aos alunos e encarregados de educação no âmbito desta matéria.

Despacho Normativo n.º10-A/2021  

Tenham em especial atenção aos artigos 5.º12.º e 13.º e para o quadro II (página 242-30) do Despacho Normativo n.º10-A/2021. 

Salienta-se o seguinte:

  1. A realização de exames finais nacionais ocorre apenas nas disciplinas que sejam eleitas como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior.
  2. As inscrições são efetuadas obrigatoriamente na plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível.
  3. O prazo de inscrição é de 24 de março a 15 de abril.

Guia Geral de Exames 2021

 Esta publicação tem como objetivos:

  1. Divulgar informação relativa aos cursos e exames finais nacionais do ensino secundário, incluindo a que se refere à sua articulação com o acesso ao ensino superior.
  2. Apresentar, em linhas gerais, o sistema de acesso ao ensino superior em 2021.
  3. Disponibilizar as informações necessárias para uma correta inscrição e realização dos exames finais nacionais do ensino secundário, com efeitos na conclusão de curso e acesso
    ao ensino superior (...).

 

Nota: Os alunos internos, caso necessitem, serão orientados pelos respetivos Diretores de Turma.