Agrupamento de Escolas de Idães

Projeto de Educação para a Saúde (PES)

Projeto de Educação para a Saúde (PES)

A Educação para a Saúde dos nossos alunos e jovens, atualmente, é considerada como um dos grandes desafios da Escola através do modo como esta responde às suas necessidades. Educação e Saúde articulam-se com objetivos convergentes em Educação para a Cidadania.

Seguindo esta linha, o Agrupamento de Escolas de Idães possui um Projeto de Educação para a Saúde (PES) que tem como principal objetivo incutir valores e atitudes que levem os alunos a cuidar da sua saúde, de modo a auferirem de melhor qualidade de vida. Este proporciona aprendizagens significativas, através do envolvimento de toda a Comunidade Escolar e com o desenvolvimento de diversas atividades, recorrendo por vezes a parcerias com entidades externas como: UCC de Felgueiras, USP, GNR-Escola Segura, Bombeiros Voluntários de Felgueiras; Câmara Municipal de Felgueiras, Associação Abraço, Liga Portuguesa contra o cancro, entre outras.

Este abrange as áreas do Referencial de Educação para a Saúde tidas como prioritárias pelo Ministério da Educação (educação alimentar; educação sexual; prevenção do consumo de substâncias psicoativas; prevenção da violência escolar) que são articuladas com os planos de turma, onde os contextos educativos e sociais são caraterizados e analisados.  Desta forma, todos os projetos e atividades a desenvolver neste Programa, devem constar e ser consideradas nos planos de turma; nas ações da equipa da educação para a saúde e Cidadania e Desenvolvimento; na participação e colaboração da Associação de Estudantes e da Associação de Pais, em cooperação com as restantes estruturas da comunidade escolar e no funcionamento do gabinete de informação e apoio ao aluno.

O PES está intimamente relacionado com o quotidiano dos alunos e intervém ao nível dos seus hábitos e estilos de vida, da importância dos cuidados de higiene pessoal, atividade física e saúde, ao nível de uma gestão equilibrada da alimentação e contribui também para a tomada de decisões saudáveis nas áreas da sexualidade (PEST de cada turma), consumo de drogas e violência.

Deste modo este Projeto contribui para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola integrada e assumida nas suas práticas quotidianas. Por este motivo o Agrupamento de Escolas de Idães foi reconhecido por duas vezes com a distinção do Selo de Escola Saudável, concedido pela DGE no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde. Este ano procedeu-se a uma nova candidatura à atribuição deste selo que será válida para os anos letivos 2020/21 e 2021/22.

A Coordenadora do PES,

Marisa Silva

Image