Agrupamento de Escolas de Idães na Polónia
Na semana de 13 a 21 de outubro, 14 alunos portugueses da Escola Básica e Secundária de Idães acompanhados pela professora Daniela Guimarães e pelo diretor da escola, Luís Peixoto Pereira, embarcaram para mais uma aventura de intercâmbio estudantil, na Polónia, juntamente com alunos brasileiros, do Liceu Jardim, Stº André, S. Paulo.
O fim-de-semana contou com memoráveis experiências, como a visita ao maior parque aquático da Polónia- Suntago Park, e acolhimento pelas famílias de hospedagem.
Na segunda-feira, dia 16 de outubro, tivemos a oportunidade de visitar o Liceu Ruy Barbosa, uma escola polaca que contém português no currículo e era a escola de acolhimento. Também tivemos a oportunidade de fazer artesanato polaco. Após o almoço na escola, tanto os alunos polacos como os alunos portugueses e professores tiveram a oportunidade excecional de conhecer e serem recebidos pelo embaixador português, na Polónia, na sua residência oficial.
Terça-feira, visitamos Wilanow, um palácio de muito valor artístico, valor histórico e cultural. No mesmo dia tivemos uma visita guiada por Old Town Warsaw. Parte da cidade foi reconstruída do zero após a 2.ª guerra mundial. Na quarta-feira, em conjunto com os alunos brasileiros, visitamos a cidade de Lublin e a Capela da Santíssima Trindade, que continha uns frescos históricos de grande importância e fomos recebidos no Instituto Camões da Polónia. Na segunda parte do dia visitamos o museu e antigo parque de concentração em Madjanek. Estas visitas permitiram-nos entender melhor a história da Polónia e abrir horizontes sobre vários assuntos.
Na quinta-feira, dia 19 de outubro, no Liceu, os alunos de cada país puderam apresentar os trabalhos feitos para dar a conhecer o seu país aos restantes alunos.
O penúltimo dia deste intercâmbio foi passado no Liceu Ruy Barbosa, na cerimónia de comemoração do 115.º aniversário do Liceu. No fim do dia realizou-se um jantar com todos os alunos e professores que contribuíram para este projeto. Este jantar contou com bastante música e muita animação.
Dia 21 de outubro, regressamos ao nosso país, cheios de experiências novas, que nunca ficarão esquecidas. Novas amizades, visitas inéditas, animação, conhecimento, aprendizagem, são as palavras que melhor definem esta grande aventura.
Sabrina Duarte e Francisco Soares